20 janeiro 2007

Carta da Universidade Federal da Chapada Diamantina

"Um sonho possível"
A região da Chapada Diamantina cantada em verso e prosa, historicamente, é uma região com grande potencial humano e desenvolvimento sócio-econômico e cultural do Estado da Bahia. Constituída por quase cinqüenta municípios com uma população estimada em mais de seiscentos mil habitantes justifica-se o pleito por uma universidade para região que contribua para redução da migração de estudantes e profissionais para outras regiões da Bahia e de outros Estados da Federação.

Acrescentando-se a esse fato queremos levar em consideração o desenvolvimento do nível técnico-científico e seus reflexos na promoção da cidadania em suas várias dimensões.

A chapada Diamantina possui uma população de jovens e adultos que migram constantemente em busca de conhecimentos em universidades de outras regiões, e mesmo em outros estados da federação cujo acesso a essas escolas superiores torna-se restrito a uma parcela mínima de sua população. A partir dessa realidade nasce o desejo da construção de uma universidade para possibilitar ao povo da Chapada o livre acesso aos conhecimentos técnico-cientificos de forma significativa e representatriva em função do desenvolvimento político, sócio-cultural e econômico da região

A partir de um diagnóstico geopolítico da região poderemos constatar as necessidades especificas e a viabilidade de construção de um sistema de ensino superior na forma MULTICAMP que atenda ao desenvolvimento e integração regional.

Com esse perspectiva pretende-se discutir com as lideranças locais, regionais e a população em geral, formas de acumularmos forças sociais referenciadas nas aspirações populares para sensibilizarmos os poderes constituídos para que o sonho de uma UNIVERSIDADE FEDERAL DA CHAPADA DIAMANTINA, torna-se uma realidade.

Buscamos com esse projeto contribuir com as várias iniciativas que defendem a criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina.

Comissão Chapada Diamantina Pró-Universidade

18 janeiro 2007

Recomposição dos vencimentos dos servidores

O novo governo do Estado está na sua terceira semana. Embora variando de secretário para secretário, comenta-se que uma avaliação completa da real situação financeira da máquina fique pronta daqui a umas cinco semanas.

A data-base para reajuste dos vencimentos dos servidores estaduais acontece agora em janeiro.

O governo quer conhecer a fundo suas contas estaduais e a concessão de aumento será analisada com prudência e cautela.

Entre servidores ativos, inativos e pensionistas, a folha atinge cerca de 255.000 pessoas e o secretário estadual da Administração, Manoel Vitório as Silva, quer estabelecer mesas permanentes de negociação com o funcionalismo.

Manoel Vitório explica que um minucioso estudo está sendo feito por sua equipe para saber exatamente o que há de demanda e especificidade em cada categoria. Cita também as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e suas limitações orçamentárias para conceder recomposições de salários.

Somente depois desse levantamento, explica, o governo senta para negociar. Trabalha-se para que a Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab) e outros sindicatos do funcionalismo entendam as dificuldades iniciais do governo.

16 janeiro 2007

Proposta de Sílvio Arruda

Companheiros da Regional Chapada Diamantina,

Acabamos de receber a mensagem abaixo enviada pelo companheiro Sílvio Arruda, Presidente do DM de Iraquara e um dos Coordenadores da PT Chapada.

Cumpre-nos o dever de levar ao conhecimento de todos, haja vista tratar-se de militante que muito tem contribuído para o fortalecimento do Partido no berço do coronelismo carlista e ter legitimidade para apresentar sugestões de interesse do nosso Partido.

Temos dúvidas sobre o que poderemos ou não deliberar, se o que está sendo proposto é legítimo, se é da nossa competência ou não fere diretrizes e orientações do Partido. Opino por apreciar e submeter a deliberação superior.

Assim, dentro dos princípios que norteiam o Partido dos Trabalhadores, levamos ao conhecimento de todos, para que não possam alegar desconhecimento e que tenham oportunidade de participação e direito ao contraditório.

A proposta apresentada refere-se a relações interpartidárias. Dessa forma, está disponínel na subseção Relações com Aliados, seção Encontros, no link http://www.ptchapada.org.br/encontros/aliados/PropostaSilvio.doc


A mensagem original está abaixo transcrita:

----- Original Message -----
From: Silvio Arruda ( silvioarruda@msn.com )
To: eudespaiva@hotmail.com dermatos@uol.com.br edmilsonoliveira_20@hotmail.com carmelia.santos@yahoo.com.br rosapt@hotmail.com
Cc: ruicosta@uol.com.br florence@tarde.com.br sedurgabinete@sedur.ba.gov.br teka108@hotmail.com
Sent: Tuesday, January 16, 2007 7:26 PM
Subject: URGENTE - REUNIÃO DA COORDENÇÃO DA REGIONAL CHAPADA E PARTIDOS ALIADOS


Prezados Companheiros da Coordenação,

Está agendada reunião amanhã, quarta-feira, dia 17/01/2007, às 13:00 horas, no Hotel Chapada na cidade de Seabra, onde trataremos da seguinte pauta:

Leitura e aprovação das regras para inidcação dos cargos dos cargos de livre nomeação e exoneração a serem preenchidos pelo Governo do Estado;

Deverá ser respeitada a representabilidade dos partidos da base aliada com base na proporcionalidade dos votos dos respectivos deputados federais e estaduais;

O partido cuja que tiver a maior soma dos votos na Regional, terá o direito a escolher o 1° cargo por ordem de importância e assim sucessivamente, até o total preenchimento das indicações dos cargos da Regional;

Será elaborada uma lista de presença e uma ata da reunião que deverá ser assinada pelos presidentes da cada partido presente;

Somente participará da reunião os membros da Coordenação Regional e dois representante por partido da base aliada;

Os seguintes partidos já confirmaram presença: PMDB, PCdoB, PSB, PTB e PDT, o que derruba a informação, passada a mim pelo Coordenador Eudes, de que os mesmos não aceitavam discutir o assunto com a Coordenação Regional.

Solicito encarecidamente aos senhores coordenadores que confirmem a presença via email, até a noite de hoje.

Atenciosamente,

Sílvio Arruda - Coordenação Regional e Presidente do DM Iraquara.

Governo quer baratear acesso à internet

O governo federal está finalizando um acordo com a Abrafix (Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço de Telefone Fixo Comutado) para integrar a parte de conexão à internet ao programa PC Conectado.

A informação foi dada nesta terça-feira (16) pelo assessor especial da Presidência da República José Luís Maio de Aquino, um dos responsáveis pelo programa.

A medida, segundo Aquino, visa facilitar o acesso da população de baixa renda à internet. O valor previsto para o acesso é de R$ 7,50. “Nós só estamos negociando com as operadoras se a quantidade de horas dentro desse valor vai ser dez ou 15 horas”, informou.

“Esse é um valor extremamente baixo. Representa uma economia de mais de 80%, comparando com o preço normal de acesso”.

O preço sugerido de R$ 7,50 se refere ao acesso na residência da pessoa por telefonia fixa. “Qualquer pessoa que tenha um telefone fixo vai poder ter acesso à internet”, disse.

De acordo com estatística da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) divulgada no ano passado, 64% das pessoas que adquiriram computadores no país, estavam comprando o equipamento pela primeira vez.

“A gente pode dizer que alguma coisa em torno de 600 mil novos computadores se destinaram para a população que nunca teve, a população de mais baixo poder aquisitivo”, disse.

Aquino reconhece, contudo, que para o total de pessoas que ainda não estão “incluídas digitalmente” no país, esse número ainda é reduzido.

O Programa Governo Eletrônico-Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do governo federal, que busca promover a inclusão digital no Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações, pretende dobrar até o final deste ano os atuais 3,5 mil pontos de presença instalados em telecentros, onde as pessoas têm acesso gratuito à internet. A meta do governo é ligar digitalmente todos os 5.564 municípios do país.

Fonte: Agência Brasil

13 janeiro 2007

"Serviço público não é casa da mãe Joana, do pai Francisco, do irmão José, da cunhada Maria...”

O prazo dado pelo Ministério Público (MP) da Bahia para que os gestores públicos exonerem servidores que exercem cargos de confiança e que possuem parentesco em até terceiro grau com o chefe ou vice-chefe do Executivo, secretários estaduais e municipais, membros da Casa Legislativa e dirigentes dos órgãos da administração pública, está se esgotando.

Em campanha de combate ao nepotismo, lançada no último dia 27 de novembro, o MP fixou em 45 dias, contados a partir do recebimento da recomendação do órgão, o prazo para que os dirigentes públicos providenciassem a exoneração.

Em caso de descumprimento da determinação, o infrator poderá ser alvo de uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa, o que pode acarretar em perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, multa civil, dentre outras penalidades.

Além da exoneração dos parentes de gestores públicos, a campanha “Diga não ao nepotismo – serviço público não é casa da mãe Joana, do pai Francisco, do irmão José, da cunhada Maria...” tem possibilitado aos cidadãos que denunciem a prática ao MP através do telefone 0800-286-0606 ou pelo endereço eletrônico denuncianepotismo@mp.ba.gov.br.

Desde o lançamento da campanha, foram recebidas 291 denúncias, a maioria advinda do interior do estado e contra prefeitos e integrantes de Câmara de Vereadores.

Aniversário de 27 anos do PT será na Bahia

A Comissão Executiva Nacional (CEN) divulgou resolução aprovada no último dia 12 sobre o 3º Congresso Nacional do PT, marcado para 6, 7 e 8 de julho de 2007.

O lançamento oficial do Congresso, segundo a resolução, acontecerá cinco meses antes, nos dias 9 e 10 de fevereiro, durante encontro do Diretório Nacional do partido em Salvador (BA). A data coincide com o aniversário de 27 anos do PT.

Devido à proximidade com o Carnaval (20 de fevereiro), a Comissão Executiva alerta os integrantes do DN que não deixem para a última hora as reservas de passagens e hospedagens.

Leia a íntegra da resolução, que aponta cronograma de trabalho para a realização do 3º Congresso no site do PT Nacional

04 janeiro 2007

Voluntárias tem nova presidente

Fátima Mendonça (foto) disse que vai apresentar nos próximos dias a nova proposta para dinamizar o trabalho da instituição e reduzir o abismo entre as classes sociais no estado.

"Vamos encarar esse novo desafio com força total e fazer o melhor. Nos próximos dias, apresentaremos a nova proposta da instituição para dinamizar o trabalho das Voluntárias Sociais". Essas foram as primeiras palavras da primeira-dama do estado, Fátima Mendonça, ao receber o cargo de presidente das Voluntárias Sociais da ex-primeira-dama Isabel Souto.

A solenidade aconteceu ontem, às 16h, na sala da presidência da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Num evento rápido de transmissão de cargo, a pedido da primeira-dama e da ex, foram apresentados a Ata da Reunião Extraordinária, contendo o balanço patrimonial da instituição e o saldo remanescente de R$ 7 mil em banco, e o Relatório de Atividade de 2006.

Vice-presidente e diretoria. Na oportunidade, foram também empossadas a vice-presidente das Voluntárias, Marizete Lisboa Fernandes Pereira, mulher do vice-governador Edmundo Pereira, e a nova diretoria, composta por Tânia Cristina Lessa Lima, como diretora operacional, e Paulo César Nougueira Fernandes, como diretor administrativo-financeiro.

Isabel Souto agradeceu pelo carinho e pela dedicação da sua equipe durante o governo passado e disse: "Procuramos fazer o melhor no que diz respeito ao atendimento àqueles que mais precisam do nosso serviço. Saio daqui em paz comigo e com minha consciência, pela sensação do dever cumprido".

Depois desejou à nova presidente sucesso "e que ela possa conduzir o trabalho das Voluntárias com muito amor e carinho em benefício do povo baiano".

Fátima Mendonça declarou que a intenção é diminuir o abismo entre as classes sociais no estado. "Espero poder contribuir nesse processo e melhorar a qualidade de vida dos baianos", explicou.

Cordialidade. A nova presidente destacou o respeito pela ex-presidente e a sua cordialidade todas as vezes que estiveram juntas, independente do momento político atual.

"Essa é a dinâmica da vida, as mudanças fazem parte. Entretanto, o mais importante desse processo foi que desde o primeiro momento da transição estamos trabalhando em conjunto. Isso facilitou muito", contou.

Novos nomes para a equipe do Governo Wagner

No anúncio, ontem, de mais 14 nomes para ocupar as presidências e diretorias de empresas ligadas à administração estadual, o governador Jaques Wagner reforçou a linha de trabalho proposta para os próximos quatro anos. "A orientação, desde o primeiro momento, é trabalhar em unidade. Temos planejamento de governo e unidade de gestão e de procedimento", afirmou.

Segundo Wagner, até amanhã, todos os presidentes, diretores e superintendentes de empresas e órgãos estatais já devem ter sido anunciados.

O novo titular da Superintendência de Estudos e Informações da Bahia (SEI) é o sociólogo José Geraldo dos Reis Santos, fundador do PT na Bahia. À frente da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) está o mestre em Direito Ambiental e especialista em Direito Administrativo Júlio César de Sá da Rocha.

A diretoria do Instituto Mauá fica com a pedagoga Emília da Costa de Almeida. Para a direção geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) foi anunciada a mestre em Ciências Sociais e doutora em Educação Dora Leal Rosa.

O novo presidente da Bahia Pesca é o doutor em Administração Pública Aderbal de Castro Meira Filho, pós-graduado em Irrigação e Drenagem e em Gestão Universitária e de Negócios.
A Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) passa a ter como diretor-geral Walmir Mota de Carvalho, graduado em Teologia e Filosofia e pós-graduado em Gestão Empresarial.

Para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) foi anunciado como diretor-geral o mestre em Arquitetura Frederico Mendonça, que tem especialização em Gestão Ambiental e em Urbanismo e Ordenamento Territorial.

A direção geral da Fundação Pedro Calmon foi entregue a Ubiratan Castro de Araújo, mestre e doutor em História e bacharel em Direito.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) passa a ter em sua direção geral Gisele Marchiori Nussbaumer, mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Comunicação Contemporânea.

Pola Ribeiro, produtor e diretor de televisão, cinema e vídeo, é o novo diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

O mestre em Economia Davidson de Magalhães Santos é o novo presidente da Bahiagás. No Detran assume como diretor-geral o bacharel em Direito e especialista em Direito e Processo Civil Carlos Roberto Cláudio Brandão, oficial da Polícia Militar.

A economista Elizabete Maria Souto Wagner, mestre e doutora em Ciências Políticas, assume a diretoria geral do Centro de Recursos Ambientais (CRA).

O novo presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) é Emerson Leal, médico, ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), ex prefeito de Livramento de Nossa Senhora.

Veja os nomes já anunciados
Veja o discurso de posse

Secretários são empossados

O governador Jaques Wagner também empossou ontem 23 secretários, o chefe da Casa Militar do Governador e o procurador-geral do Estado. A solenidade foi realizada no hall de entrada do prédio da Governadoria, logo após a transmissão de cargo. A secretária da Justiça, Marília Muricy, não pôde comparecer à cerimônia por motivos pessoais e tomará posse hoje.

"Formamos um secretariado da melhor qualidade, que mistura competência com representatividade política e social para fazer o que a Bahia precisa. Vamos trabalhar de forma integrada com todos os secretários", disse o governador. Os novos titulares também falaram sobre o desafio que começam a enfrentar.

Leia o discurso de posse na Assembléia

Chefe-de-gabinete - Fernando Schmidt
"O governador Wagner tem dois compromissos: um com o desenvolvimento do estado aliado à inclusão social e outro é o de governar com liberdade e transparência."

Chefe da Casa Civil - Eva Maria Chiavon
"Venho para a Bahia contribuir com um governo da justiça social, da saúde e da educação. Essa nova estrutura vem para auxiliar nesse trabalho. Venho trazer a minha experiência na esfera federal para desenvolver esse projeto."

Secretário do Planejamento - Ronald Lobato
"Temos como missão integrar de forma mais radical o planejamento do orçamento. Promover a integração entre as secretarias para que a ação possa ser coordenada e o resultado sinergético. Com poucos recursos que temos queremos resultados melhores."

Secretário da Fazenda - Carlos Martins
"Espero que a Fazenda possa contribuir efetivamente para o tripé do governo, que é saúde, educação e geração de emprego e renda. Sanear as contas do Estado, incrementar receitas e reduzir custeios para atingir esses objetivos são ações fundamentais."

Secretário da Educação - Adeum Sauer
"Nossa meta é primeiro atender a toda a demanda de educação básica. Faremos uma grande mobilização em favor da alfabetização na Bahia, cujos índices de analfabetismo são muito altos."

Secretário da Saúde - Jorge Solla
"Pretendemos fazer uma série de investimentos para aumentar o acesso da população à área de saúde, reforçando os pólos regionais e estendendo políticas importantes fomentadas pelo governo federal para a maior parte da população."

Assessor-geral de Comunicação Social - Robinson Almeida
"Vamos democratizar as relações com os veículos de comunicação e todos os segmentos da sociedade. Vamos tornar a Agecom um órgão republicano, funcionando sem discriminação e favorecimento a quem quer que seja."

Secretário da Agricultura - Geraldo Simões
"A nossa orientação é trabalhar em conjunto com o governo federal tendo como prioridade o semi-árido, onde está o maior nível de pobreza do nosso estado, o sul da Bahia, que atravessa grandes dificuldades, e melhorar o nível de produtividade."

Secretário de Promoção da Igualdade - Luiz Alberto
"Vamos estabelecer um espaço de construção de políticas públicas voltadas para a população negra e para as mulheres. Temos o compromisso de enfrentar as desigualdades sociais, que na Bahia são determinadas pelas desigualdades raciais e de gênero."

Secretário de Combate à Pobreza - Valmir Assunção
"Temos estado onde a pobreza é uma realidade. Entendemos que vamos ter muito trabalho nos próximos anos, mas trabalharemos com a sociedade organizada para enfrentar esse problema."

Secretário da Segurança Pública - Paulo Bezerra
"Vamos fazer um plano de segurança que se adapte melhor às necessidades do povo baiano. Além disso, vamos estreitar as relações entre as polícias Civil, Militar e Federal."

Secretário de Desenvolvimento Urbano - Afonso Bandeira
"O novo modelo de desenvolvimento urbano vai se integrar ao modelo de integração regional. Vamos unir diversas secretarias em favor das pessoas mais carentes."

Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda - Nilton Vasconcelos
"Os objetivos específicos da Setre se relacionam à otimização dos processos de qualificação e intermediação de mão-de-obra, aumentando a alocação de pessoas em vagas já disponíveis no mercado de trabalho."

Secretário do Turismo - Domingos Leonelli
"O turismo precisa corresponder a um dos três macroobjetivos estratégicos do governo Wagner, que é a geração de renda. O desafio de uma nova Secretaria do Turismo na Bahia é saltar da condição de referência reconhecida nacionalmente para um patamar ainda mais avançado."

Secretário de Relações Institucionais - Rui Costa
"A nossa pasta vai compor dentro da estrutura do governo um elo entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, além da relação com as lideranças políticas regionais, sem qualquer tipo de descriminação."

Secretaria de Infra-estrutura - Antônio Batista Neves
"Pretendo recuperar o sistema de infra-estrutura de transporte, logística e expandir a distribuição de gás, a fim de prover o desenvolvimento socioeconômico da Bahia, com geração de trabalho, emprego e renda, visando sempre a preservação do meio ambiente."

Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração - Rafael Amoedo
"Lutaremos por uma inclusão cada vez maior no mercado formal daqueles que hoje vivem na informalidade. Fomentaremos a captação de indústrias de real valor e compromisso socioambiental, incentivando-as nos limites estritos de respeito ao parque já instalado."

Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional – Edmon Lucas
"Vamos atuar na implementação de políticas públicas transversais que levem o desenvolvimento a todas as regiões do estado. A luta para diminuir as desigualdades sociais, regionais e socioeconômicas da Bahia é uma das metas estabelecidas pelo governo Wagner."

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação - Ildes Ferreira
"Sem conhecimento e sem tecnologia, não se faz desenvolvimento econômico nem mudança social. Vamos implementar o Parque Tecnológico da Bahia, ampliar as ações do programa de biocombustíveis e desenvolver a inclusão digital, entre outras ações."

Secretaria da Administração - Manoel Vitório
"Daremos ênfase ao papel da Saeb como promotora e difusora de políticas de tecnologia da informação, aquisição de bens e contratações, de modo a contribuir para o aprimoramento da gestão como um todo. Nossas ações serão pautadas pela transparência, valorização do servidor público e respeito ao cidadão."

Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Juliano Matos
"A grande busca do nosso governo é tornar cada cidade baiana um local sustentável, principalmente com a preservação dos recursos naturais do estado."

Procurador-geral do Estado - Rui Moraes Cruz
"O objetivo é que a Procuradoria esteja afinada com o novo governo e fazendo com que ela esteja pautada pela legalidade e atendendo às políticas públicas."

Secretário da Cultura - Márcio Meireles
"A Bahia é um estado de grande diversidade cultural, mas carente de políticas públicas voltadas para o setor. Vamos mudar esse panorama, mostrando a cultura baiana como um todo."

Chefe da Casa Militar - coronel Expedito de Souza
"A determinação do governador é para que a Casa Militar se atenha às suas funções. Vamos auxiliar os secretários naquilo que eles necessitam e desempenhar a tarefa básica de aviação e segurança do governador."


"Minha equipe vai trabalhar unida e integrada. São pessoas qualificadas, comprometidas politicamente com este novo projeto que a nossa Bahia tanto espera e tanto precisa." (Wagner)

"O dia de hoje, que parecia um milagre inatingível, foi possível porque foi construído por cada um de nós. Foi construído pelo povo baiano. Assim como os negros dançavam capoeira para enganar os feitores, parece que o povo baiano dançou capoeira perante os institutos de pesquisa." Assim o governador Jaques Wagner destacou a força do povo na democracia. E na sua posse as manifestações populares de apoio foram novamente registradas.

Equipe do governo Wagner

O governador eleito da Bahia, Jaques Wagner, já anunciou grande parte da equipe de governo.

Galeria de imagens.
Nomes anunciados em 02.01.2007.
Nomes anunciados em 22.12.2006.
Nomes anunciados em 14.12.2006.
Nomes anunciados em 08.12.2006.
Discurso de posse na Assembléia.

01 - Chefe de Gabinete do Governador
Fernando Schmidt - Advogado e administrador de empresas. Ex-presidente da CODEBA, ex-chefe da Casa Civil e ex-secretário de Governo da prefeitura de Salvador.

02 - Casa Civil
Eva Maria Chiavon- Enfermeira sanitarista com especialização em saúde pública. Ex-secretária executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal. Foi assessora de Wagner na Câmara dos Deputados e Ministério do Trabalho. Ocupava a função de subchefe-executiva da Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República.

03 - Secretaria da Fazenda
Carlos Martins - Formado em Ciências Econômicas e mestre em Administração. Ex-Delegado Regional do Trabalho e Fundador do PT na Bahia.

04 - Secretaria de Comunicação
Robinson Almeida - Engenheiro eletricista. Fundador do PT de Salvador, ex-assessor especial do município e vice-presidente Estadual do PT na Bahia.

05 - Secretaria de Educação
Adeum Sauer - Professor universitário, formado em Filosofia e Direito, com mestrado em Sociologia. Ex-secretário de Educação de Itabuna, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação e consultor das Nações Unidas.

06 - Secretaria da Saúde
Jorge Solla - Médico do quadro do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, mestre em saúde comunitária e doutorando pela UERJ. Ex-secretário de Saúde de Vitória da Conquista e ex-secretário Nacional de Atenção à Saúde.

07 - Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza
Valmir Assunção - Operário do setor de Cosntrução Civil e Agricultor. Deputado Estadual (PT), fundador e líder do MST na Bahia.

08 - Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte
Nilton Vasconcelos - Arquiteto com mestrado e doutorado em Administração pela UFBA. Membro do Conselho Diretor do CEFET/BA) e da direção estadual do PCdoB.

09 - Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Marília Muricy - Advogada, professora de Direito da Universidade Federal da Bahia e doutora pela PUC-SP.

10 - Secretaria de Turismo
Domingos Leonelli - Publicitário, ex-secretário de Economia, Emprego e Renda de Salvador e ex-deputado federal (PSB)

11 - Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional
Edmon Lucas - Médico ortopedista e traumatologista, com especialização em medicina esportiva e higiene do trabalho. Ex-diretor do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária e Deputado Estadual (PTB).

12 - Secretaria de Promoção da Igualdade
Luiz Alberto Silva dos Santos - Técnico-químico e curso incompleto de Sociologia pela UFBA. Deputado Federal (PT), fundador do Movimento Negro Unificado e do Partido dos Trabalhadores.

13 - Secretaria de Segurança Pública
Paulo Bezerra - Bacharel em Direito. Delegado da Polícia Federal, ex-superintendente da Polícia Federal na Bahia e ex-ministro da Justiça.

14 - Secretaria de Agricultura
Geraldo Simões - Técnico agrícola e administrador de empresas. Deputado federal (PT) , ex-presidente da Codeba, ex-prefeito de Itabuna em duas gestões e ex-deputado estadual.

15 - Secretaria de Desenvolvimento Urbano
Afonso Florence - Historiador, pós-graduado pela UNICAMP e mestre em história social do trabalho pela UFBA. Ex-diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA e secretário de organização do PT na Bahia.

16 - Secretaria de Transportes e Infra-Estrutura
Antônio Carlos Batista Neves - Engenheiro civil pós-graduado em engenharia de segurançae. Ex-secretário extraordinário de Obras e ex-diretor da Embasa.

17 - Secretaria de Indústria Comércio e Mineração
Rafael Amoedo - Engenheiro civil e economista. Diretor presidente do Hospital Itaigara Memorial.

18 - Secretaria do Meio Ambiente
Juliano Matos - Superintendente de Meio Ambiente da Prefeitura de Salvador.

19 - Procuradoria-Geral do Estado
Rui Moraes Cruz - Bacharel em direito. Procurador do Estado da Bahia. Aprovado por 40 votos a 2 na ALBA.

20 - Secretaria de Cultura
Márcio Meirelles - Diretor teatral, coreógrafo e figurinista. Ex-diretor do Teatro Castro Alves e do Teatro Vila Velha.

21 - Secretaria de Relações Institucionais
Rui Costa - Economista. Suplente de Deputado Federal (PT), ex-dirigente do Sindicato dos Químicos e Petroleiros e Vereador em Salvador.

22 - Secretaria do Planejamento
Ronald Lobato - Economista, doutor em Planejamento e Desenvolvimento Regional. Ex-superintendente do Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos. Foi coordenador da equipe de transição.

23 - Secretaria da Administração
Manuel Vitório Filho - Ex-superintendente do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj).

24 - Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação
Ildes Ferreira de Oliveira - Sociólogo com mestrado em sociologia rural. Professor de Sociologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e membro do Movimento de Organização Comunitária (MOC).

25 - Superintendência de Desporto da Bahia
Raimundo Nonato Tavares (Bobô) - Ex-jogador de futebol, campeão brasileiro pelo Bahia em 1988.

26 - Chefe da Casa Militar
Coronel Expedito Manoel Barbosa de Souza - Quadro de carreira da Polícia Militar.

27 - Comandante-Geral da Polícia Militar
Coronel Antonio Jorge Ribeiro de Santana - Mantido no cargo, como uma forma de “quebrar paradigmas”. Segundo Wagner, a sua escolha trata-se de um recado à corporação de que a PM não está a serviço do governo do Estado, mas sim do povo.

28 - Delegado-Chefe da Polícia Civil
João Barbosa Laranjeiras de Carvalho - Quadro de carreira da Polícia Civil.

29 - Presidência da Bahiatursa
Emilia Maria Salvador Silva - Ex-presidente da Emtursa na gestão de Lídice da Mata.

30 - Presidência da Conder
Maria del Carmen Fidalgo Sanchez Puga - .

31 - Embasa
Abelardo Oliveira - .

32 - CAR
Paulo César Lisboa - .

33 - Desenbahia
Luis Pititinga - .

34 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB
Dora Leal Rosa - .

35 - Centro de Recursos Ambientais - CRA
Elizabeth Maria Souto Wagner - .

36 - DETRAN
Carlos Roberto Cláudio Brandão - .

37 - Bahiagás
Davidson Magalhães Santos - .

38 - Fundação Pedro Calmon
Ubiratan Castro de Araújo - .

39 - Fundação Cultural do Estado
Gisele Marchiori Nussbaumer - .

40 - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia - IRDEB
Pola Ribeiro - .

41 - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC
Frederico Mendonça - .

42 - Fundação da Criança e do Adolescente - FUNDAC
Walmir Motta de Carvalho - .

43 - Bahiapesca
Aderbal de Castro Meira Filho - .

44 - Instituto Mauá
Emilia Costa de Almeida - .

45 - Superintendência de Recursos Hídricos
Julio Cezar de Sá Rocha - .

46 - Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI
José Geraldo dos Reis Santos - .

47 - Superintendência de Recursos Hídricos
Julio Cezar de Sá Rocha - .

48 - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA
Emerson Leal - .

49 - Superintendência de Recursos Hídricos
Julio Cezar de Sá Rocha - .

Deputados Federais que assumirão em decorrência das nomeações
Com a indicação dos deputados federais Geraldo Simões para a pasta da Agricultura e de Luiz Alberto para a pasta de Promoção à Igualdade, os suplentes Uldurico Pinto (PMN) e Joseph Bandeira (PT) tiveram suas vagas na Câmara Federal garantidas. O deputado Emiliano José também deverá assumir o mandato assim que outro parlamentar for indicado para um ministério no Governo Lula.

Deputados Estaduais que assumirão em decorrência das nomeações
O líder Yulo Oiticica (PT) também terá sua vaga garantida na Assembléia Legislativa da Bahia, com a indicação de Valmir Assunção para a pasta de Combate à Pobreza.

Galeria de imagens
Nomes anunciados em 02.01.2007
Nomes anunciados em 22.12.2006
Nomes anunciados em 14.12.2006
Nomes anunciados em 08.12.2006
Discurso de posse na Assembléia.

02 janeiro 2007

Wagner é empossado no Governo da Bahia

Em Sessão Especial e Solene, com a presença de políticos e autoridades da Bahia e do Brasil, o governador da Bahia Jaques Wagner (PT) e seu vice, Edmundo Pereira (PMDB) foram empossados hoje na Assembléia Legislativa da Bahia.

A Sessão foi conduzida pelo presidente da Casa Clóvis Ferraz (PFL) e a mesa foi composta pelo prefeito João Henrique, o senador João Durval, pelos ministros Valdir Pires e Jorge Hage, além do Arcebispo primaz do Brasil Dom Geraldo Magela.

Após a cerimônia, que teve início Às 9h, com a transmissão de cargo ocorrendo às 11h, Jaques Wagner, o vice Edmundo Pereira e o secretariado participaram de uma festa cívica na parte externa da Assembléia.

Enquanto Wagner passava em revista as tropas da Guarda de Honra da Polícia Militar, a multidão cantava a uma só voz: “adeus ACM, adeus Paulo Souto, que tudo se realize no ano que vai nascer”.

Wagner falou pela primeira vez como governador da Bahia. Em discurso emocionado, não faltaram aplausos e lágrimas dos presentes.

“Primeiro quero desejar feliz ano novo a todos! A Bahia é um Estado imenso, com dimensões de um grande país. A Bahia é um Estado de diversidade. Um povo doce, amigo e inteligente, que já provou ao longo de sua história que não se acomoda diante da injustiça e da opressão. Mas essa mesma Bahia, infelizmente, ainda vive o atraso de um modelo superado pela história. Isso vai mudar! O principal objetivo de meu governo é promover a igualdade de oportunidades para todos. E as base para alcançar tal objetivo são: educação, saúde e trabalho. Hoje se encerra um ciclo e se inicia, se Deus quiser, uma nova era na nossa história. A Bahia que todos nós sonhamos está nascendo. Quero para encerrar agradecer ao povo baiano. Como os escravos dançavam capoeira para enganar o feitor, os baianos dançaram capoeira para ludibriar os institutos de pesquisa. A Bahia é livre, a Bahia não tem dono, a Bahia é de todos nós”, disse Wagner, que foi eleito no primeiro turno, com mais de 60% dos votos, desbancando o oponente do PFL, Paulo Souto, e 16 anos de carlismo.